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Networking na Era Digital

 

Networking na Era Digital por Ana Lucia Tanaka

Atualmente, mais importante do que criar uma boa rede de relacionamento – o famoso networking – é mantê-la ativa e renová-la constantemente. Com a internet e seus meios de comunicação online, nunca foi tão fácil compartilhar interesses e conhecer profissionais da sua área de atuação. As redes sociais, como LinkedIn, Facebook, Foursquare, Formspring, entre outras, tornaram-se excelentes ferramentas para começar, desenvolver ou manter este relacionamento profissional.

Porém, não é tão simples quanto parece. Para conseguir utilizar estas mídias de maneira estratégica e trabalhar o networking profissional de forma efetiva, o usuário deve saber como se portar e cultivar sua relação com este público de interesse. Lembrando-se que, nestas redes de entretenimento - muitas vezes - não possuímos apenas amigos e parentes, mas também contatos profissionais que podem nos trazer oportunidades futuras.

Portanto devemos estar atentos, pois, hoje, é comum alguém que esteja interessado em nosso perfil profissional começar a pesquisar nessas redes sobre nosso histórico, gostos, opiniões, hobbies, enfim, informações pessoais que podem influenciar na percepção ao nosso respeito. Sendo assim, é sempre bom certificar-se de que um determinado comentário, foto ou post, por exemplo, não irá prejudicar nossa imagem na web. 

O engajamento em grupos específicos, blogs, fóruns de discussão e debates nas redes também podem render excelentes contatos profissionais e uma boa visibilidade. Além de não envolver custo algum, é um espaço onde podemos divulgar ou trocar conhecimentos.

Agora, quais as maneiras de se relacionar com as pessoas e fazer com que elas se lembrem de nós? Simples. Cumprimentá-las no dia de seus aniversários, prestigiá-las por algum projeto ou evento realizado, parabenizá-las por algo que tenham feito, entre diversas outras situações. Estas ações farão com que não sejamos apenas mais um “estranho” na lista de amigos. Mas somente isso não é suficiente. Networking é algo que deve ser praticado constantemente e não só quando necessário.

Além disso, é importante ir além do ambiente virtual. Convidar um gerente de outra área da empresa, ou profissionais que tenham os mesmo interesses que os seus, por exemplo, para um almoço ou um café; aceitar os convites semelhantes vindos de outras pessoas – inclusive das que se acabou de conhecer – faz parte da boa prática do networking. Assim, o que para alguns parece divertido, pode ser considerada uma estratégia de carreira.

Segue algumas dicas para cultivar um networking de qualidade:

Seminários, Feiras e Congressos: procure saber com antecedência quais serão os próximos eventos. Com isto, você poderá se programar e, de preferência, participar de pelo menos um evento por semestre. Estes encontros são excelentes oportunidades de reunir os amigos e também para conhecer outros profissionais;

Contatos Telefônicos: mantenha sua agenda sempre atualizada e reserve um tempo durante a semana para fazer contatos com os colegas que você não vê com frequência;

Datas Especiais: crie o hábito de entrar em contato com os seus colegas nas datas comemorativas tais como aniversário, Natal, Fim de Ano e principalmente quando você souber que o seu colega alcançou um objetivo que ele desejava, como por exemplo, uma promoção;

Cursos: não deixe que o tempo apague os contatos que você fez durante um curso ou evento profissional;

Antigos Empregos: outro erro que frequentemente cometemos é abandonarmos os relacionamentos que durante tanto tempo cultivamos em nossos antigos empregos. Mesmo que a saída tenha sido estressante, com certeza, restaram algumas amizades que devem ser mantidas;

Encontros: reserve um tempo na sua agenda para rever seus contatos e colegas e manter a sua rede de relacionamentos cada vez mais forte.

Lembre-se que networking requer tempo. Ter poucos contatos não é sinônimo de networking ruim, e que mais importante do que a quantidade é a qualidade.

Fica aqui a última dica: evite começar uma conversa com assuntos de interesses profissionais ou falar apenas de negócios. Dê prioridade a discussões sobre entretenimento, viagens, hobbies, gostos, que, ao longo do relacionamento, os assuntos de cunho profissional surgirão naturalmente.    

Ana Lucia Tanaka

Ana Lucia Tanaka é analista de marketing, formada em Comunicação Social - Relações Públicas - pela Faculdade Cásper Líbero. Atua hoje como gestora de conteúdo, relacionamento e eventos na Inrise Consultoria em Marketing Jurídico.


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