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As Joias do Infinito do Marketing Jurídico

As Joias do Infinito do Marketing Jurídico por Camila Rodrigues

Como o estrondoso sucesso do filmes da Marvel, culminando agora com o eminente maior sucesso de bilheteria de todos os tempos (Vingadores: Ultimato), podemos ver algumas semelhanças com o cenário jurídico atual. Dentro do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), existiam seis singularidades que foram transformadas pelas entidades cósmicas Morte, Entropia, Infinito e Eternidade nas Joias do Infinito. Nomeadas como Realidade, Espaço, Mente, Poder, Tempo e Alma, cada uma delas concede um poder especifico ao seu portador e aquele que possuir as seis joias acopladas em uma unidade de contenção torna-se onipotente e onisciente. Teoricamente o maior poder do universo em uma única pessoa.

Constituindo uma analogia ao Marketing Jurídico, podemos elencar a representação do poder de cada uma de suas joias da seguinte maneira:

  • Joia da Realidade: No decorrer de um projeto, quando os escritórios realmente encontram um grande desafio, passam por situações duras e nem sempre agradáveis, muitos acabam desistindo. Outros não se abalam, pois sabem que precisam passar essa fase para seu crescimento. Essa joia é representada pela Persistência e Comprometimento, pontos essenciais para seu crescimento. A Joia da Realidade do Marketing Jurídico é, portanto, transformar a realidade atual na realidade ideal pretendida.
  • Joia do Espaço: Espaço é um termo que vem do latim spat?um e que admite várias acepções, onde a principal é a extensão ideal, sem limites, que contém todas as extensões finitas e todos os corpos ou objetos existentes ou possíveis. Essa joia seria a capacidade de olhar para onde todos estão olhando e achar a oportunidade que ninguém encontrou. A Joia do Espaço do Marketing Jurídico é, portanto, a estratégia de abrir o seu espaço próprio dentro de um mercado com competição acirrada.
  • Joia da Mente: Nosso pensamento é a base de nossas decisões. Como dizia Buda, “somos o que pensamos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo”. Controlar a mente e ter o seu mindset voltado para o sucesso é o caminho mais indicado para estimular os acontecimentos. A Joia da Mente do Marketing Jurídico é, portanto, voltar sua mente aos caminhos escolhidos, mesmo se eles derem trabalho extra.
  • Joia do Poder: Um líder pode ser chamado assim a partir do momento que sabe utilizar seu poder de liderança. Ele pode ser representado como o “pescoço” de seu escritório, que escolhe para qual lado deve movê-lo. É responsável por todos os resultados e deve aprender, por exemplo, a argumentar, a aconselhar, a convencer e a trazer resultados através de seus colaboradores. Se ele não souber utilizar seu poder de maneira adequada, a equipe e o escritório como um todo sofrem os prejuízos. A Joia do Poder do Marketing Jurídico é, portanto, saber liderar e ser o primeiro a dar os exemplos necessários à evolução da banca.
  • Joia do Tempo: O planejamento estratégico do tempo é uma ferramenta fundamental. O bom gerenciamento de tempo não significa trabalhar mais, mas, sim, trabalhar de forma mais inteligente.  A Joia do Tempo do Marketing Jurídico é, portanto, adequar sua rotina diárias e atribuições para que as prioridades sejam trabalhadas adequadamente e com foco.
  • Joia da Alma: A vida para manter um escritório requer muito esforço, porém de nada adianta se você perde sua alma no processo. Trabalhar honestamente sempre é a única opção, mesmo que estejamos vivendo em um país onde a corrupção e assuntos “por baixo dos panos” sejam os mais executados. A Joia da Alma do Marketing Jurídico é, portanto, entender que nada vale mais a pena do que estar com sua mente e alma alinhado com seus ideais pessoais, mesmo que essa adequação te elimine de negócios mais obscuros e dinheiro “fácil”.

Inicialmente você não terá todas as joias, mas elas serão encontradas e desenvolvidas durante a evolução de seu escritório através do marketing jurídico.

Qual delas você já encontrou?

Camila Rodrigues

Camila Rodrigues é analista de marketing da Grupo Inrise, formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Cruzeiro do Sul.


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