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Fidelização do Cliente Interno

 

Fidelização do Cliente Interno: A Importância do Endomarketing! por Larissa Silveira

Você sabe o que é endomarketing?

E cliente interno? Nunca ouviu esse termo?

Antigamente o empregado era chamado de funcionário, depois passou a nomeado de colaborador, pois este colaborava com o desenvolvimento da empresa. Hoje o termo usado é Cliente Interno. Isso significa que antes de “vender” um serviço para o mercado, o escritório precisa primeiro “vender” esse serviço para seus próprios funcionários. Dessa forma, eles tornam-se aliados ao negócio, sentindo-se preocupados com o seu desempenho e imagem no mercado.

O cliente interno é muitas vezes esquecido pela empresa, mas o ideal é ocorra exatamente o contrário: ele deve ser o primeiro a ser considerado em qualquer processo de vendas (e é isso que você advogado faz: vende seu serviço jurídico para o mercado). Os funcionários são o ativo mais valioso de qualquer empresa.

É ai que entra o Endomarketing. Ele surge como elemento de ligação entre o cliente, o serviço e o empregado / funcionário / cliente interno. Ou seja, o endomarketing é uma ferramenta do marketing moderno, sendo responsável pela comunicação interna do escritório. São ações pensadas e desenvolvidas especialmente para este público.

Assim como qualquer campanha de divulgação, o endomarketing também necessita de planejamento prévio e deve constar no cronograma e budget da empresa. Ele não precisa e não deve ser exclusividade de grandes e poderosas companhias, pelo contrário, é completamente plausível para pequenas empresas.

Existem várias ações eficientes com baixo custo ou até mesmo sem custo algum.

  • Mural Interativo: com informativos da empresa ou segmento de atuação;
  • Eventos: confraternizações de aniversários, alcance de metas, fim de ano;
  • Campanhas motivacionais;
  • Intranet;
  • Jornal interno;
  • Comunicados oficiais: dão um fim à “rádio peão”.

Como disse acima, vale de cada empresa analisar seu budget a adaptar suas campanhas a ele.

Assim, o Endomarketing se coloca como ferramenta para promover o sucesso empresarial, tornando-se vantagem competitiva. Portanto, caro advogado, não há desculpas para não investir na comunicação com seus profissionais.

Larissa Silveira

Larissa Silveira é analista de RH da Inrise RH – Recrutamento Jurídico e atua no recrutamento e seleção de profissionais, bem como, no estudo de reestruturação organizacional de empresas e escritórios jurídicos.


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