O Compartilhamento do Conhecimento
O Compartilhamento do Conhecimento: Deixando seu Legado na Empresa por Larissa Silveira
Com a globalização, a rapidez com que as informações se dispersam é estrondosa. Elas estão ai, expostas a todos e para todos. Mas o que cada um consegue absorver e fazer algo relevante dessa informação é que é diferencial. O tal do conhecimento. Quando antes vivenciamos a Era da Informação, hoje vivemos na Era do Conhecimento.
A Gestão do Conhecimento é de suma importância para que a empresa se mantenha competitiva e frente a seus concorrentes. A empresa que é capaz de reconhecer que seu maior bem é o conhecimento de sua equipe, torna-se uma fonte poderosa de valor para o mercado.
Uma boa Gestão do Conhecimento é capaz de melhorar processos empresarias e, com isso influenciar direta e indiretamente o bom desempenho organizacional e também financeiro de toda uma organização. Ele é proporciona a empresa uma vantagem competitiva de extremo valor.
Mas isso só é possível se organização e seus colodoradores entenderem a importância da propagação desse conhecimento.
Conheço inúmeros profissionais que não compartilham seu conhecimento com seus colegas de trabalho. O motivo? Medo. Medo de perder espaço para o colega, medo de que o colega o supere. É muito rotineiro em processos de recrutamento e seleção indicarmos bons profissionais e o gestor achar que ele está “acima” das expectativas. Mas, caro Drs., pensem comigo: vivemos hoje na uma intensa globalização, na Era da internet, em que as informações estão expostas para quem quiser vê-las e absorvê-las. Bons profissionais aprendem só de ver. E outra, se você tem medo de compartilhar o que sabe, isso só demonstra insegurança e o fato de, na verdade, você não saber tanto assim.
Uma boa gestão de conhecimento é capaz de maximizar o capital intelectual de toda sua equipe. Permite, ainda, Melhoria dos processos internos e tomada de decisões mais rápidas, o que gera melhores resultados.
Penso, ainda, que quem compartilha o que sabe, acaba por desenvolver uma competência em si mesmo. Todos tivemos na escola professores muito bons tecnicamente, mas que não conseguiam transmitir isso aos alunos. No ambiente empresarial o mesmo acontece: há bons profissionais que não conseguem transmitir tamanho conhecimento, o que vem a prejudicar não só a equipe, mas toda a empresa.
Não guarde para você o que só você sabe. Compartilhe seu conhecimento. Acredito que compartilhando você será capaz de gerar ainda mais conhecimento para si e para empresa em que trabalha.
Larissa Silveira
Larissa Silveira é analista de RH da Inrise Consultoria e atua no recrutamento e seleção de profissionais, bem como, no estudo de reestruturação organizacional de empresas e escritórios jurídicos.