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A Multiplicação da Liderança Essencial na Advocacia

 

A Multiplicação da Liderança Essencial na Advocacia por Jessica Ferreira

A sobrevivência ou a longevidade a longo prazo nos escritórios de advocacia depende única e exclusivamente de quem o coordena.

O papel do líder mencionado neste artigo é de motivar não só a si mesmo, mas também o profissional que trabalha a seu lado.

Motivação, companheirismo, união e comunicação entre as equipes internas são essenciais para o escritório que o líder deve implementar, fazendo valer-se efetivamente destes elementos.

Trabalhar o endomarketing e comunicação na empresa é um dos pontos chaves de uma primeira estruturação da organização.

Necessita-se fazer uma análise interna sobre a empresa, função de cada colaborador, o que está sendo feito ou não, se está correto, o que falta, o que pode ser melhorado, entre outras inúmeras avaliações que devem ser exploradas.

O líder não possui o papel apenas de “comandante”, na verdade ele forma outros líderes. É aqui que reside o maior segredo do líder: não ser necessário. Explico:

Servindo como um exemplo para os demais ele tem que transmitir a ideia de qual é o real papel do líder: planejar, se organizar e saber tomar as decisões corretas em relação ao trabalho sem precisar do apoio de um superior.

Os novos líderes que estão sendo formados têm que perceber e entender que necessitarão de uma certa independência em seu trabalho, resolver os problemas, planejar e organizar idéias, etc.

Mas, não é do dia pra noite que isso acontece, demanda muito tempo de experiência e conhecimento na função exercida.

O líder é quem precisa perceber isso e saber trabalhar essa “liberdade” do colaborador que está se preparando para ser um “novo líder”.

Contudo, não é todo mundo que nasce com espírito para liderança e ele é capaz de identificar o que cada pessoa tem de bom para ser aproveitado em uma determinada área de atuação.

Cria-se então um sentimento de união entre o funcionário e o escritório, mostrando que o colaborador faz parte da empresa, formando uma só célula, ajudando o futuro da organização.

Abaixo classifico alguns pontos essenciais para a multiplicação da liderança:

  • O líder deve saber compatibilizar a atuação das rotinas diárias com as estratégias organizacionais e aproximar o colaborador dessas informações;
  • Por meio de Feedbacks constantes, tanto sobre desempenho do colaborador como de resultados de comunicação entre eles;
  • O líder participativo envolve o colaborador em metas, planos de trabalho, análise de problemas planejamento e execução de tarefas, criando um maior comprometimento e engajamento deste funcionário sobre a empresa;
  • Manter um ambiente otimista e positivo através de motivação da equipe interna é que se trabalha o envolvimento do colaborador;
  • Liderar é ter poder de influências positivas sobre o grupo organizacional, conquistando credibilidade, confiança sobre os mesmos.

Em uma análise geral o líder deve ter em mente que antes de liderar os outros ele deve se autoanálisar, observando seus pontos fortes e fracos, seus impulsos, desejos e necessidades, suas qualidades em relação sua vida profissional e também pessoal.

E não se esquecendo que em sua auto-gestão o líder tem que saber usar e transformar seu networking pessoal em oportunidades de negócios para seu escritório, alavancando e criando novos trabalhos a partir de sua imagem.

A imagem do líder é como um refletor notório de como é o escritório. Aquilo que transparece aos olhos dos clientes revela como é realmente o ambiente interno da empresa.

Jéssica de Brito Ferreira

Jéssica de Brito Ferreira é analista de marketing, estudante de Comunicação Social, Publicidade e Propaganda pela Universidade Uniban Anhanguera. Atua hoje como gestora de conteúdo e eventos da Inrise Consultoria em Marketing Jurídico.

 


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