A Multiplicação da Liderança Essencial na Advocacia
A Multiplicação da Liderança Essencial na Advocacia por Jessica Ferreira
A sobrevivência ou a longevidade a longo prazo nos escritórios de advocacia depende única e exclusivamente de quem o coordena.
O papel do líder mencionado neste artigo é de motivar não só a si mesmo, mas também o profissional que trabalha a seu lado.
Motivação, companheirismo, união e comunicação entre as equipes internas são essenciais para o escritório que o líder deve implementar, fazendo valer-se efetivamente destes elementos.
Trabalhar o endomarketing e comunicação na empresa é um dos pontos chaves de uma primeira estruturação da organização.
Necessita-se fazer uma análise interna sobre a empresa, função de cada colaborador, o que está sendo feito ou não, se está correto, o que falta, o que pode ser melhorado, entre outras inúmeras avaliações que devem ser exploradas.
O líder não possui o papel apenas de “comandante”, na verdade ele forma outros líderes. É aqui que reside o maior segredo do líder: não ser necessário. Explico:
Servindo como um exemplo para os demais ele tem que transmitir a ideia de qual é o real papel do líder: planejar, se organizar e saber tomar as decisões corretas em relação ao trabalho sem precisar do apoio de um superior.
Os novos líderes que estão sendo formados têm que perceber e entender que necessitarão de uma certa independência em seu trabalho, resolver os problemas, planejar e organizar idéias, etc.
Mas, não é do dia pra noite que isso acontece, demanda muito tempo de experiência e conhecimento na função exercida.
O líder é quem precisa perceber isso e saber trabalhar essa “liberdade” do colaborador que está se preparando para ser um “novo líder”.
Contudo, não é todo mundo que nasce com espírito para liderança e ele é capaz de identificar o que cada pessoa tem de bom para ser aproveitado em uma determinada área de atuação.
Cria-se então um sentimento de união entre o funcionário e o escritório, mostrando que o colaborador faz parte da empresa, formando uma só célula, ajudando o futuro da organização.
Abaixo classifico alguns pontos essenciais para a multiplicação da liderança:
- O líder deve saber compatibilizar a atuação das rotinas diárias com as estratégias organizacionais e aproximar o colaborador dessas informações;
- Por meio de Feedbacks constantes, tanto sobre desempenho do colaborador como de resultados de comunicação entre eles;
- O líder participativo envolve o colaborador em metas, planos de trabalho, análise de problemas planejamento e execução de tarefas, criando um maior comprometimento e engajamento deste funcionário sobre a empresa;
- Manter um ambiente otimista e positivo através de motivação da equipe interna é que se trabalha o envolvimento do colaborador;
- Liderar é ter poder de influências positivas sobre o grupo organizacional, conquistando credibilidade, confiança sobre os mesmos.
Em uma análise geral o líder deve ter em mente que antes de liderar os outros ele deve se autoanálisar, observando seus pontos fortes e fracos, seus impulsos, desejos e necessidades, suas qualidades em relação sua vida profissional e também pessoal.
E não se esquecendo que em sua auto-gestão o líder tem que saber usar e transformar seu networking pessoal em oportunidades de negócios para seu escritório, alavancando e criando novos trabalhos a partir de sua imagem.
A imagem do líder é como um refletor notório de como é o escritório. Aquilo que transparece aos olhos dos clientes revela como é realmente o ambiente interno da empresa.
Jéssica de Brito Ferreira
Jéssica de Brito Ferreira é analista de marketing, estudante de Comunicação Social, Publicidade e Propaganda pela Universidade Uniban Anhanguera. Atua hoje como gestora de conteúdo e eventos da Inrise Consultoria em Marketing Jurídico.